Dentes são fortes, mas quebram sob fortes impactos

As crianças são as que mais sofrem com a quebra de dente, em especial na fase escolar, mas acontece também, com frequência, nos adultos, porque ainda que os nossos dentes sejam fortes eles podem quebrar sob um forte impacto ou por uma força menos intensa, mas contínua. De qualquer uma das formas é preciso bastante força para fraturar. Porém, trincas no esmalte dos dentes são mais comuns e podem permanecer sem evolução por muitos anos. Vale lembrar que, as restaurações amplas, tratamento de canal, e até próteses podem diminuir resistência dos dentes favorecendo fraturas com menor força. Os dentistas ainda orientam que, os hábitos prejudiciais para a saúde do dente, como roer as unhas ou morder objetos, também podem causar fratura nos dentes. E recomendam:

  • Procure mastigar utilizando os dois lados da boca, evitando sobrecarregar alguns dentes.
  • Jamais usar os dentes para abrir embalagens ou morder objetos.
  • Ranger os dentes desgasta o esmalte dos dentes e os tornam mais frágeis a fraturas.
  • Piercing na língua, prejudica o mecanismo da mastigação e o contato do metal com os dentes pode levar à fratura dos dentes.
  • Alguns esportes como futebol e basquete aumentam a incidência de acidentes e riscos de fraturas de dente. Se possível, use um protetor de dentes.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Posts Relacionados

Close Bitnami banner
Bitnami