Roer as unhas desgasta os dentes

Quando se fala em estilo de vida, não podemos esquecer do stress que provoca alterações emocionais e físicas com várias consequências, incluindo a formação de aftas que podem indicar uma deficiência imunológica.

Stress e ansiedade também estão associados aos chamados hábitos adquiridos, prejudiciais à saúde da boca.  Na tentativa de aliviar as tensões emocionais, muitos adultos e crianças começam a roer as unhas, morder lápis, canetas e palitos de dente, por exemplo. São costumes que provocam sérios problemas na saúde da boca e trazem vários prejuízos, inclusive na mastigação.

Outro hábito adquirido muito frequente é o ranger dos dentes, o chamado bruxismo, que compromete a musculatura da boca ocasionando o desgaste dos dentes, dores nos músculos da face e problemas articulares.

A Dra. Carla Minozzo orienta sobre a importância de observar os hábitos e o estilo de vida e recomenda: “dieta nutritiva, boa noite de sono e exercícios físicos são valiosos aliados da saúde, amenizam o stress e contribuem para uma vida e boca mais saudável”.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Posts Relacionados

Close Bitnami banner
Bitnami