Troque o açúcar pelo sorriso

Dizem que o açúcar traz carinho. E é verdade. O açúcar aumenta os níveis de hormônios como a dopamina, gerando sensação de prazer. A sensação é boa, mas passa rápido e nos leva a consumir cada vez mais. E quanto maior o consumo maior os riscos à saúde do corpo e também da boca. Além das doenças crônicas, como pressão alta e diabetes, os alimentos ricos em açúcar, levam ao sobrepeso e obesidade e, também provocam os principais problemas da saúde bucal.

Os alimentos e bebidas açucarados, refinados ou processados alimentam também as bactérias da boca, as quais produzem ácidos que enfraquecem e corroem o esmalte dos dentes, causando a cárie. Os doces têm uma textura aderente e pegajosa que podem grudar nos dentes, dificultando a remoção.

“O açúcar faz parte da vida social, presente nos doces e bolos em comemorações, então a nossa orientação é o controle, o uso racional e não frequente. E quando consumir alimentos com açúcar, é importante dobrar o cuidado na escovação”, adverte a Dra. Carla Minozzo. Ela recomenda, a troca dos doces, por uma alimentação nutritiva. Para as crianças é mais rigorosa. “Restrição até os dois anos, momento de formação do paladar e de estimular hábitos saudáveis”, complementa.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Posts Relacionados

Close Bitnami banner
Bitnami