Clínicas reforçaram o protocolo de segurança contra Covid-19

Uma dúvida que preocupa grande parte dos pacientes na hora de retornar ao dentista, é a segurança para evitar o contágio da Covid-19.  A biossegurança sempre foi rotina prioritária dos consultórios e clínicas, visando proteger pacientes e profissionais, pois, mesmo antes do coronavírus, já existiam muitas outras fontes de contaminação, exigindo rigorosa assepsia do ambiente. Porém, o vírus intensificou o rigor desse protocolo, exigindo que as clínicas incluíssem novas práticas e recursos. Assim, além da descontaminação dos consultórios, da esterilização de equipamentos e instrumentos, do uso de máscaras e higienização de superfícies, os profissionais estão usando equipamentos extras de proteção individual. Também adotaram novas medidas de controle, como a ventilação do ambiente, a medição da temperatura dos pacientes, a disponibilização de álcool gel, tapetes antissépticos, distanciamento entre assentos de espera, aumento no intervalo entre consultas, entre outros.

E os pacientes? Quais os cuidados quando for ao dentista?

No deslocamento até o consultório: use máscara permanentemente, tome cuidado nos meios de transporte e nos acessos ao consultório, evitar o uso de elevadores cheios.

Na sala de espera: manter distância dos demais pacientes, ficar atento à etiqueta respiratória, cobrindo o rosto se espirrar ou tossir.

Não chegue com muita antecedência no consultório,  mas também não atrase. Procure respeitar ao máximo o horário combinado para não permanecer desnecessariamente em espera e também para não atrasar a consulta dos próximos pacientes.

Não leve acompanhantes ao consultório. Em casos específicos e necessários, o acompanhante deve aguardar nas áreas externas retornando ao consultório somente quando necessário.Se apresentar sintomas gripais remarque a consulta. Nunca compareça ao consultório com sinais ou sintomas de gripe ou se tiver tido contato recente com alguém sob suspeita de contaminação. Lembre-se de avisar o dentista com o máximo de antecedência para não causar problemas ou prejuízos.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Posts Relacionados

Close Bitnami banner
Bitnami